sábado, 21 de junho de 2008

Vai entender os critérios...

Vou postar um relato que recebemos por e-mail, acho importante salientar que deste relato podemos observar algumas coisas que não fazem sentido : a) A menina que passou não foi objetiva, B) Não respeitou o tempo solicitado , com esses dois agravantes a dita cuja ainda passou, como pode ? Se eles colocam uma regra a pessoa quebra a regra , isso não mostra o tipo de profissional que estamos falando ? Pessoa individualista, prejudica o grupo uma vez que excede o próprio tempo.
Mas vamos ao relato :

" Vou contar a minha história, essa dinâmica foi uma das que me senti mais humilhada.
Me inscrevi para o processo seletivo de estágio da Sadia, pela Só talentos.
Minha dinâmica estava marcada para as 8:00 e lá estava eu!
Primeiro a psicóloga da empresa de RH, ficou falando aquele monte de baboseiras, falando que quem não passasse é pq não tinha o perfil da empresa, perdeu um baita tempo se repetindo etc etc.
Todos começaram a se apresentar.
Tinham 3 minutos de apresentação. uma das meninas falava tanto, mas tanto, que ela precisou acelerá-la.
Quando todo mundo acabou de se apresentar, essa guria ainda disse que ela tinha esquecido de falar algumas coisas(falta de senso crítico e noção!).
Descemos para um coffe break no hotel, e a mulher do RH da só talentos, ainda virou pra uma turma e disse: cuidado, um dos chefes da sadia veio e está ai!
Essa guria que falava demais, no café continuava falando..parecia mesmo que ela queria aparecer, chegava a ser absurdo!
Voltamos fizemos uma dinâmica de grupo para apresentar propostas a Sadia (essa guria no meu grupo falando muito também, querendo impor suas idéias sem ouvir aos demais).
E no fim, a mulher da Só talentos prega uma folha na parede com quem foi dispensado ou foi pra próxima fase, ou seja, nada mais humilhante.
Quem passou ficava com aquele ar de superior...
E por incrível que pareça, essa guria que falou demais, passou!!!!
Além dela não escutar ninguém, não conseguir trabalhar em grupo e se vangloriar pelos seus feitos, a empresa a passou.
Fiquei me sentindo muito mal, e pensando o que eles realmente queriam....
Era alguém autocrático e com perspectivas de trabalho do século 19 ?
Detalhe: Na minha turma só passaram 4, dos 30! "

Esta é uma história sem o lado cômico, apenas o lado trágico das dinâmicas e por mais que pareça redundante minha recomendação nesses casos é CONTINUEM SENDO VOCÊS, USANDO O MELHOR DE VOCÊS e ocultando as fraquezas.

12 comentários:

Unknown disse...

é... é muito complicado, tem pessoas que acham que falando muito vão trazer a admiração para quem os avalia...

Abraços
Cisco
http://borarir.blogspot.com/

YagoMurakami disse...

acontece, as vezes se ganha, as vezes se perto, independente da pessoa...
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores disse...

Concordo com a pessoa acima, porém a pessoa que faz a dinamica tem que ter mais respeito pelos candidatos e é uma coisa que eles não tem. Simplesmente fazem isso. É humilhante mesmo.

Tati disse...

Resumindo: infelizmente tem muita gente que não avalia pessoas (candidatos) mas não está apta a isso... a maioria dos RH de uma empresa é de chorar!!!!

Lucas Oliveira disse...

muito bom o seu blog!

parabens!


abçs

vou escrever minha história pra vc botar aqui!

Gisele Prudencio disse...

Parabéns pelo blog...
ótima idéia!
Visitarei sempre!!

danii disse...

as vezes nao entendemos os criterios de analise mesmo....

Anônimo disse...

O que eu gosto mais desse blog é que estou passando por esses relatos, estou procurando estagio e ja passei cada situação.Sinceramente não entendo os criterios e as vzes acredito que a opiniao pessoal do avaliador pesa mais do que a profissional

Dih Fernandes disse...

Eles tem um estilo de funcionário...
Se escolheram ela é pq ela agradou!!!
Nao tem nada a ver com falar ou não!!!
Ela simplismente agradou!!!
E eu fiz um processo a uns 4 meses atrás e eram 56 e passaram 2, eu e mais um... Era pra trabalhar no Terra, mas eu não quis pagavam muito pouco e tinha que trabalhar no domingo!!!

Luis Felipe Afonso disse...

estranho é que as regras não foram respeitadas.. mas tb nao sei o que a empresa procurava, talvez alguem pra conversar com os clientes enquanto eles esperam.. heheh

Aninh@ disse...

É uma merda esses processos seletivos, né?! Tem algumas dinâmicas que humilham mesmo...

Unknown disse...

Vou dividir com vocês o que passei recentemente:
Enviei meu currículo para uma Empresa de Produtos Ortodônticos. No anúncio dizia duas vagas para Gerente Comercial na Unidade de Duque de Caxias. Fui selecionada para entrevista com o Gerente Geral. Chegando lá haviam mais nove pessoas, contando comigo Total de 10. A entrevista foi realizada por um Gerente Comercial de umas das unidades, o Gerente Geral havia tido um imprevisto blá blá blá. Ele falou sobre a Empresa, cargo, Unidade, salário, etc. Fizemos uma prova de quatro folhas! Até aí tudo bem. Ele explicou que haveria a segunda etapa. Na tal segunda etapa recebi a ligação do Gerente Geral dizendo que eu havia passado. Chegando lá dos 10 candidatos foram selecionados eu e mais duas. Fomos a tal segunda etapa passando por entrevista individual com o Gerente Geral. Resumindo bem resumidão: fui contratada!!! Cheguei na Unidade para trabalhar (iniciar o treinamento) sobre o produto, sistema, etc. De cara fui colocada na rua para abordar os clientes que passavam. Abordar, convencer a conhecer a clínica, fechar a venda. Ele me chamou para explicar que seria um treinamento de três dias, que depois do treinamento concluído eu precisaria entregar vinte vendas! Com 20 vendas concluídas eu iria para a Unidade de Duque de Caxias. Trabalhei dois dias na Unidade de Bonsucesso, um dia na Unidade de Madureira. Detalhe: sem nenhuma ajuda de custo da Empresa. A desculpa é que eu seria reembolsada assim que eu fosse contratada!!! Acabou o treinamento, ele pediu para eu aguardar, que iria agendar com o Dono da Empresa e o RH para a minha contratação. Que eu seria a Gerente Comercial da Unidade de Madureira porque estava com problemas lá e iria substituir a atual por mim. Que eu não precisaría entregar as vinte vendas. Seria contratada automaticamente com a Gerente Comercial para Unidade de Madureira. OK OK... No dia marcado fui conhecer o Dono. Primeira humilhação: ele não me atendeu! Segunda humilhação: aparece uma mulher dizendo que era com ela. Me levou para uma sala onde haviam mais cinco pessoaa para entrevista? Meu Deus pensei, que raio de Empresa é essa? Não lembro de ter me candidatado para um Multinacional!!! Enfim, preenchi um mini currículo, fiz mais provas e por fim entrevista com a tal do RH. Nesse momento eu já estava irritadissina pela falta de comunicação e respeito. Trabalhei três dias embaixo de um sol de quarenta graus!!! Entreguei vendas todos os dias, mesmo estando em treinamento. Para hoje receber uma mensagem pelo wpp dizendo que infelizmente o Dono vetou a contratação para a Umidade de Duque de Caxias. Chegaram a conclusão que não havia necessidade no momento. Olha que absurdo gente!!! Total falta de organização e respeito. REVOLTADA.