quinta-feira, 12 de junho de 2008

Verdadeiros Artistas

Recebemos por e-mail a história de uma leitora , na época estudante de biologia e que teve que se passar por artista e suportar a perda de tempo que o paternalismo e o "Q.I " geram, vamos dar boas risadas :

"
Vi o anúncio do blog na comunidade do Vagas.com no Orkut. Gostei muito da criação desse blog, pois esses processos seletivos com dinâmica, na maioria das vezes, é pura humilhação e furada mesmo.
Eu já passei por diversas dinâmicas e humilhações, aos poucos vou mandando minhas histórias. Mas teve uma que ficou marcada e que eu nunca esquecerei. Vou relatar o que aconteceu:
Em outubro de 2006 eu me inscrevi no site de uma indústria farmacêutica multinacional (a que fabrica o Cepacol, Novalgina, etc), pois eles tinham aberto o Programa de Estágio para 2007. Aí duas semanas depois eu fui chamada para uma dinâmica, onde os gestores das vagas estariam presentes.
Bom, chegou o dia marcado e eu fui lá na empresa, que era "onde Judas perdeu as botas", pois saí 5 da matina de casa e quase cheguei atrasada, já que a dinâmica estava marcada para 8:00 hs. Chegando na empresa, eu e mais uns 20 candidatos tomamos café no refeitório de lá juntamente com a psicóloga (detalhe que estava todo mundo tentando chamar a atenção dela, rs). Aí começou a dinâmica, e foi uma puta demora, pois os 20 candidatos se apresentaram, depois TODOS os gestores das vagas (eram uns 7 gestores de áreas diferentes) explicaram como funcionava os setores deles (haja saco pra aguentar a falação). Bom, depois disso teve duas atividades ridículas em grupo:
- Uma das atividades era pra fazer tipo uma dobradura que pudesse passar pelo corpo de alguém, e isso é ridículo, pois ninguém ali estava fazendo facul de Educação Artística, Design, Moda, Arquitetura. Os candidatos estavam cursando Farmácia Bioquímica. Nada a ver, né?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
- Outra atividade foi resolver um problema específico da área, mas poxa, estágio é pra pessoa aprender, e nessa atividade tinham coisas que só soube fazer quem já tinha trabalhado na área (que foi a minoria).
Aí quem passasse na dinâmica permaneceria na empresa, ia almoçar por lá e faria mais testes no período da tarde (tudo no mesmo dia). E por causa disso, o resultado da dinâmica saiu na hora e foi muito humilhante, pois eles falaram na cara de todo mundo quem tinha passado e quem não tinha. As pessoas que passaram foram aquelas que tinham experiência na área. Então eu me perguntei: pra que chamar um monte de gente sem experiência se eles queriam pessoas com prática??? Nossa, foi muito triste, pois os aprovados olharam com aquela cara de superioridade pra quem não tinha passado, sem contar que na hora de sair da sala, sairam todos os 20 candidatos juntos, aí os reprovados foram indo embora pela portaria, e os aprovados foram para o refeitório almoçar. Eu fui reprovada, pois não tinha experiência!! Nunca fui tão humilhada num processo seletivo quanto aquele dia!!! Quando cheguei em casa chorei pra caramba, e até hj sou traumatizada com dinâmicas...
E muito tempo depois disso, encontrei uma das garotas que havia passado nessa dinâmica, e ela disse que não deu em nada, pois eles acabaram contratando quem tinha sido indicado...Ou seja, a empresa fez um monte de estudantes pobres coitados perder um tempão de bobeira e de propósito, já que eles tinham os "apadrinhados" deles...
Essa é uma das minhas histórias, espero que vcs publiquem..."

Autora : Ana Oliveira

É pura palhaçada mesmo...

História publicada e fica o convite para ser uma das nossas escritoras !

17 comentários:

Grilo Pensante disse...

ese famos Qi (qm indique) é apenas um mecanismo do sistema capitalista elitizado.
pobre nao tem vez...

uma merda

Fernando Gomes disse...

triste, humilhante e terrível.

infelizmente essa história do quem indica é o que impera na hora de contratações..

cara.. que bando de fdp..

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

Perdi a lista de blogs parceiros.
Se o meu blog está na sua lista, por favor deixe comentário que eu coloco novamente.

LUIZ FERNANDO FUSCO disse...

Estagiario sofre mesmo, vai se acostumando amigo, semana passada fiz entrevista de estagio em uma empresa, estou na graduação, eles queriam alguém em final de mestrado ou início de doutorado, fizeram eu ir lá á toa.
Parabéns pelo blog.
Abraços

Marco Alcantara disse...

Não vou ser hipócrita, eu já indiquei pessoas para trabalharem comigo.

Mas enfim... sei que tem gente que tem um verdadeiro qi e não tem opoturnidade.

Pelo que sei de mim mesmo queria escrever um livro, mas não tenho meios, mas por que a porra da Ana Maria Braga com suas frases de auto ajuda fracassadas consegue.

Pois é brothers esse é um país capitalista e infelizmente estamos inseridos no sistema.

MHSHINVEST disse...

É isso ai mesmo, os processos seletivos são ridículos!!! é vergonhoso!! Mas eu fico pensando, imagina a Regina de Moraes ( filha do Antonio Ermírio de Moraes) será que ela partcipou alguma vez na vida dela de processo seletivo, será que ela alguma vez chegou a enviar currículo para algum lugar ou melhor será que ela têm currículo??? é meus caros o Q.I. é fundamental hj em dia, as empresas são hipócritas e bizarras por isso tratam a gente assim!!!!

Marcelo Leite disse...

puts
nao gosto de indicação
não é pq nao tenho ning que me indique
mais acho isso uma falta de profissionalismo danado
parabéns pelo blog.

daianetonello disse...

PARABENS !!! MAS MEUS PARABENSSSSSSSSSS MESSSSSSSSMO PELO BLOG !!! EU " ODEIO " DINÂMICAS, SOU COMPLETAMENTE TRAUMATIZADA COM DINÂMICAS, VOCÊ COLOCA UM NARIZ DE PALHAÇO, PERDE TEMPO PRA NADA ! SÃO SITUAÇÕES CAÓTICAS QUE NÃO DÃO EM NADA...
MUITO BOM ADOREI...

Unknown disse...

É... quem tem padrinho não morre pagão né...

Na última dinâmica que fui forçada a fazer fui bem sincera e disse que detestava aquilo tudo. A doninha mediadora deve me odiar até hoje.

Anônimo disse...

Que pena.
Vamos ter que nos conformarmos...
Bem vindos ao Brasil!

Jefferson Barbosa disse...

Dinâmicas são legais pra perder tempo. Eu adoro.

Newton Flamarion disse...

eu tbm já passei por diversas dinâmicas e humilhações mas ...

Livia Queiroz disse...

poxa q falta de respeitoooo
afff


legal o blog

Rodrigo disse...

Bem vindo ao Brasil²

Euzer Lopes disse...

Sei não, mas acho que isso daria uma boa denúncia nesses órgãos de Recursos Humanos, não?

Danilo Moreira disse...

Q absurdo!!!!

Pior que muitas empresas fazem isso. Acho que é apenas por "formalidade". No fundo já tem os seus indicados.

Abçs!!!

E para você, o que significa SER e TER?

Confira:

----------------------------------
Delírio - Ser e Ter

http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
----------------------------------

Dih Fernandes disse...

Eu ja passei em um teste desses e queriam me contratar mas eu nao quis a vaga...
Mas isso de "padrinhos" acontece muito!!!

http://www.avidanobeco.com/

Jorge Christian Rodrigues Cunha, o Tamoio disse...

Você não foi a única. Milhões de brasileiros já passaram e passam por isso. E decorridos dez anos nada mudou (se mudou, foi pra pior). Fizeram você levantar cedo, sair de casa às cinco (deve ter acordado umas quatro ou quatro e meia); ainda gastou dinheiro de passagem, e tudo isso pra contratar indicados? Foi palhaçada, como são palhaçadas todas as dinâmicas.